» Veja alimentos que fazem mal aos dentes
Açúcar demais, como a quantidade contida em refrigerantes, faz mal aos dentes. Por outro lado,
frutas como a maçã não fazem mal algum. Será? De acordo com o jornal britânico Daily Mail, essa teoria
pode estar com os dias contados. Isso porque um estudo, realizado pelo King's College London Dental
Institutem, em Londres, mostrou que as pessoas que consomem maçãs regularmente têm mais chances de
apresentar danos à dentina, a camada abaixo do esmalte (a parte externa do dente).
O estudo foi feito com mil homens e mulheres e mostrou que aqueles que consumiam refrigerantes não
tinham risco extra algum. Já quem come maças regularmente tem cerca de 3,7 vezes mais chances de
causar danos à dentição. Embora a bebida tenha cerca de oito colheres de chá de açúcar e tenha um efeito
ácido semelhante ao da maçã, os cientistas acreditam que a fruta faça mais mal porque levamos mais
tempo comendo-a do que bebendo o refrigerante.
Além disso, afirmaram os pesquisadores, restos da fruta podem ficar presos entre os dentes, onde
continuam a prejudicá-los até serem removidos com fio dental. Para minimizar os problemas, basta beber
água imediatamente após comer a maçã; ou consumi-la com leite ou queijo, o que ajuda a neutralizar a
acidez.
Fonte: Terra News
Data: 01/02/2012